domingo, 15 de junho de 2014

ARGENTINA 2 X 1 BÓSNIA - SABELLA, UM CARA DE CORAGEM

Não se pode dizer que Sabella é covarde. O treinador argentino arriscou mudar o sistema de jogo, justo na estreia da Copa do Mundo. O 4-3-3, de toda eliminatória, dava lugar a um 3-1-4-2. Gago e Higuain cediam a titularidade para Campagnaro e Maxi Rodriguez. Uma das ideias era liberar um pouco mais as subidas de Di Maria pela esquerda. O gol contra, logo no começo do jogo, dava a impressão que a vitória viria comodamente. Eis que, vimos a uma Argentina confusa, sem posse de bola e descompactada. Messi era facilmente batido, ora por Besic, ora por Kolasinac, quando não pelo zagueiro Spahic. A Bósnia tomava conta do meio de campo, com paciência, rodando a bola em seu 4-2-3-1. Pjanic ditava o ritmo, ao passo que o armador Misimovic ficava com a missão do últimos passe, acionando o centroavante Dzeko.
 
A Argentina seguia imprecisa, com Zabaleta e Rojo contidos pela marcação dos ponteiros Lulic e Hajrovic. Mascherano como condutor era outro exagero do novo sistema, tentando descompensar a falta de compactação entre meio e ataque com ineficientes passes longos. A ideia de jogar com 3 zagueiros, mais do que nunca, parecia equivocada. Federico Fernadez, Campagnaro e Garay ficavam com a marcação apenas de Dzeko, trazendo inferioridade numérica no meio de campo. Mudar era preciso.
Para o segundo tempo, Sabella foi novamente corajoso. Mesmo com a vantagem no placar decidiu voltar ao esquema tradicional com a entrada de Gago e Higuiain. A Argentina retornava ao 4-3-3, que de fato se transforma em 4-3-1-2, com  Messia servindo Aguero e Higuain. A albiceleste voltava melhor, com Gago dando mais cadencia e posse de bola. Messi, passo a passo, entrava no jogo. Por fim, L Pulga se situava onde melhor rende: nos últimos metros do campo rival, as costas dos volantes Besic e Pjanic. O segundo gol resume a melhora. Tabela com Higuain, corrida de 15 metros e chute no canto. Golaço característico.
 
Safet Susic ainda mexeria na sua equipe em busca do empate. Entraram Visca, Ibisevic e Medujanin nos lugares de Misimovic, Hajrovic e Mudja. Assim, a Bósnia quebrava os 30 minutos de predomínio argentino no segundo tempo. Ibisevic acompanhava Dzeko, dando maior presença entre os zagueiros argentinos, ao passo que Lulic e Visca atacavam pelos flancos. O gol de Ibisevic traria emoção aos últimos minutos. Sabella resolveu segurar o resultado com a entrada de Biglia no lugar de Agüero, para auxiliar Gago na cobertura de Medujanin e Lulic , que caiam pelo flanco esquerdo. No final o 3 a 1 deixou claro que o caminho para a Argentina é jogar ao seus estilo, no 4-3-3/4-3-1-2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário