quinta-feira, 12 de junho de 2014

Brasil 3 x 1 Croácia

O dia amanhecia distinto. A alma borrada pelo pisco com Coca Cola contrastava com o dia inicial da Copa do Mundo. Assim, pudemos presenciar a peleja entre  Brasil e Croácia, que para nosso deleite, honravam o debut mundialista com um grande jogo inaugural. O Brasil, como de praxe, seguia postado no 4-2-3-1, por ora com mudanças inteligentes na sua linha de armadores. Oscar, Fred e Neymar trocavam de posições constantemente. Uma nova configuração foi vista com Neymar centralizado, flutuando as costas de Modric; Oscar, o melhor do jogo, aberto pela direita sob a marcação de Vrsajlko e Hulk do lado oposto mano a mano com Srna.
 
Niko Kovac escalou a Croácia no 4-4-1-1. A linha defensiva tinha Srna, Corluka, Lovren e Vrsajlko. A segunda linha era composta por Modric e Rakitic na cabeça de área, além de Perisic e Olic pelos flancos. Os meias extremos do selecionado europeu seguiam levando uma enorme vantagem nos contra-ataques, aproveitando o cruzamento da avenida Marcelo com a  Alameda Daniel Alves. Kovacic atuava  à frente da segunda linha de quatro sob a marcação de Luis Gustavo, ao passo que Jelavic ficava isolado entre David Luis e Thiago Silva. 
 
A Croácia nos primeiros 25 minutos soube tomar proveito da improdutiva posse de bola tupiniquim, apostando em rápidos contra ataques pelos flancos. O gol aos 11 minutos surgiu de uma bobeada de Daniel Alves que se mandou para o ataque, deixando um corredor que Olic aproveitou para cruzar e encontrar a canela torta de Jelavic. Marcelo fez contra pressionado pela chegada de Perisic.


Luis Gustavo seguia preso a marcação de Kovacic, ao passo que Paulinho se mandava mais ao ataque com o acompanhamento mano a mano de Rakitic. Eis que, surgiu a individualidade dos dois principais jogadores brasileiros: primeiro Neymar, que passou pela defesa croata, antes de que Oscar acertasse um lindo chute defendido por Pletikosa. Era um aviso. Na sequencia, uma linda roubada de bola de Oscar abriu o campo para Neymar acertasse um chute mascado que entrou no canto esquerdo de Pletikosa.

No segundo tempo, o Brasil seguia dominando a posse de bola mas sem poder entrar na área croata. Foi então que o arbitro japonês vestiu o traje de protagonista ao anotar um pênalti inexistente de Lovren em Fred. Neymar bateu e deu a vantagem para o Brasil. Felipão já havia mudado a configuração do Brasil com a entrada de Bernard na ponta esquerda no lugar de Hulk e Hernanes como segundo volante no lugar de Paulinho.


Com o gol, Niko Kovac também resolveu mover suas peças tirar o centroavante Jelavic e o atacante Kovacic para as entradas de Rebic e Brozovic. Os croatas seguiam com o mesmo desenho tático, apesar da busca pelo empate com chutes de fora da área, fruto das linhas adiantadas que pressionavam a saída de bola brasileira. Felipão ainda colocou Ramires no lugar de Neymar, que logo de cara bateu a carteira de Rakitic no terceiro gol, culminado de forma brilhante por Oscar. O jogo ficou marcado por um 3x1 com sustos, defeitos coletivos e um  Brasil que segue gozando da individualidade de Neymar e Oscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário