domingo, 23 de março de 2014

O BARCELONA DE MARTINO VIVO EM LA LIGA GRAÇAS A MESSI, INIESTA E MALLENCO

Com o orgulho ferido e um Tata Martino contestado, o Barça visitava o Santiago Bernabeu apostando pela sobrevida na atual edição de La Liga. Desde de quase uma década, o Real Madrid enfim, chegava a um Superclasico espanhol com a banca de favorito. Fiel a seu estilo, o Barcelona começou a partida como se estivesse no Camp Nou, trocando passes com uma nova composição no meio de campo. Martino apostou por um time mais técnico com a entrada de Fabregas no lado esquerdo do meio campo - completando a trinca com Xavi e Sergio Busquets. Iniesta, assim como costuma atuar na seleção de Vicente del Bosque, foi descolado para a ponta esquerda, completando o tridente ofensivo com Messi como falso nove/armador e Neymar aberto pela direita.
 
O Real Madrid espelhado no 4-3-3 tratava de pressionar o Barcelona em seu campo, congestionando o meio campo com marcações individuas em bloco alto: Cristiano Ronaldo e Bale evitavam as subidas de Daniel Alves e Jordi Alba - com Benzema combatendo Sergio Busquets - ao passo que Di Maria e Modric travavam duelos particulares contra Xavi e Cesc Fábregas. O bom e velho Barça se sentia cômodo a cada minuto, sempre ao passo do maestro Xavi, que fazia com que o time catalão fugisse da pressão merengue em toques curtos e triangulações, avançando metros e controlando o jogo. Foi então, que apareceu a genialidade de Lionel Messi, atuando as costas de Xabi Alonso para encontrar Iniesta como uma flecha as costas de Carvajal no primeiro gol. Messi ainda teria a chance de matar o jogo antes de que o Real Madrid entrasse definitivamente no jogo, graças a uma mudança tática de Carlo Ancelloti.
 

O treinador italiano remodelou os merengues no 4-4-2 no estilo britânico, com Di Maria aberto pela esquerda e Cristiano Ronaldo entrando em diagonal como segundo atacante ao lado de Benzema - sistema muito utilizado no começo da era Ancelotti. O argentino barbarizava pela esquerda sob a complacência de um lado direito defensivo do Barcelona que sabidamente abre lacunas; Xavi já não possui a mesma intensidade na marcação, além das conhecidas debilidades defensivas de Daniel Alves, somadas a dificuldade de Neymar em acompanhar as subidas de Marcelo. Em duas falhas bisonhas de Mascherano - escalado pela direita da defesa por Martino por ser mais rápido do que Pique na cobertura do veloz Cristiano Ronaldo - o Real Madrid viraria com dois gols de Benzema. em um espaço de 5 minutos. O Barcelona perdia não apenas no placar, como também o controle do jogo nos últimos 15 minutos do primeiro tempo. Foi então que novamente com a genialidade de Messi, o conjunto blaugrana voltaria para o jogo, após uma jogada iniciada e terminada pelo melhor jogador do mundo: 2 a 2.
 
 
Após um primeiro tempo intenso e parelho, o arbitro Undiano Mallenco roubaria o protagonismo ao anotar 2 pênaltis polêmicos; o primeiro aos 10 minutos quando Daniel Alves derrubou Cristiano Ronaldo fora da área. No segundo, após passe espetacular de Messi entre as linhas madridistas, Neymar apareceu impedido as costas de Marcelo, ocasionando o penal e a expulsão de Sergio Ramos. Após a conversão de Messi, Ancelotti decidiu apostar por um empate que manteria o Barcelona a 4 pontos de distancia; repaginando o Real Madrid no 4-4-1 com duas linhas de 4 no estilo britânico com Varane entrando no lugar de Benzema, recompondo o miolo de zaga ao lado de Pepe. Cristiano Ronaldo, de atuação apagada, foi sacrificado a atuar como único atacante, custodiado por Mascherano e Piqué.
 
A segunda linha madridista tinha Bale e Di Maria pelos lados com Modric e Xabi Alonso como volantes. Com o placar em 3 a 3, o Barcelona foi buscar a sobrevida em La Liga com a superioridade numérica e o alto índice de posse de bola. Martino apostou pela entrada de Pedro no flanco direito no lugar de Neymar, dando mais profundidade ao time. O pênalti duvidoso sobre Iniesta no final do jogo deu a vitória ao Barcelona, em uma tarde onde o mundo voltou a desfrutar do talento de Messi e Iniesta. O Barcelona de Tata Martino segue vivo nas 3 competições que disputa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário